top of page

​VAL+

Projeto de Valorização da Pesca Local

 

O projeto-piloto VAL+ resulta de uma parceria entre a DOCAPESCA e as associações Sciaena e SPEA. Financiado pelo PROMAR, tem como objetivo caraterizar seis pescarias em cinco portos de Portugal continental de forma a poder valorizar o produto da pesca local.

 

Vamos envolver as comunidades piscatórias, os consumidores e os comerciantes, numa tentativa de influenciar boas práticas tendo em conta as suas vontades e necessidades.

 

O nosso objetivo final é desenvolver uma matriz de critérios de sustentabilidade ambiental, económica e social compatível com a realidade e especificidade das pescarias portuguesas. O VAL+ irá incidir sobre artes de pesca seletivas, como é o caso das armadilhas e dos pequenos palangreiros. Iremos trabalhar nos portos de Santa Luzia, Sagres, Sesimbra, Peniche e Póvoa de Varzim.

Sciaena's Mar Motto

 

Na Sciaena acreditamos que gostar do mar tem que ser mais do que uma moda, uma fase, uma estação do ano... Tem que ser... Um lema para todos nós! E assim surgiu o conceito Mar Motto, que pretende usar a Arte como meio para transmitir esta mensagem de forma simples, incisiva, criativa e de forma a gerar ação. E tão simplesmente porque gostamos de arte e acreditamos no poder da arte como ferramenta de divulgação científica e, sobretudo, de sensibilização ambiental. 

 

Esta ideia não é nova, mas com o Mar Motto a Sciaena lança diretamente o desafio aos artistas portugueses para deixarem a criatividade fluir e porem as mãos à obra para nos ajudar a fazer os portugueses pensar, respirar e proteger o Mar. E quando dizemos Arte, pensamos em todas as manifestações possíveis, das mais comuns e main stream, às mais invulgares e underground. Temos várias ideias e várias colaborações em mente ou mesmo já a acontecer, mas queremos mais e queremos acima de tudo ser surpreendidos. A ideia é sempre expor as obras ou os materiais produzidos e também angariar fundos para utilizar em ações de sensibilização e proteção dos Oceanos, a organizar pela Sciaena. Tens alguma ideia que achas que pode funcionar? – Fala connosco!!!

Projeto Ocean Flag

Todos os países têm uma bandeira. As pessoas usam estas bandeiras para simbolizar a sua nação, a entidade à qual pertencem. O Oceano que nos sustenta e que liga 7 biliões de pessoas não tem este tipo de reconhecimento. Chegou a altura de dar ao Oceano o que sempre precisou... uma bandeira!

 

Atualmente, enfrentamos um dos maiores desafios de sempre: desenvolver uma estratégia pragmática e global que promova o desenvolvimento do ser humano de forma sustentável em sinergia com os oceanos. Este desafio global é uma enorme tarefa para empreender em muitas áreas diferentes, desde a educação, ciência e comportamento, até aos governos e respectivas políticas. A equipa do Ocean Flag ouviu o chamamento do Oceano. Sabemos o que o Oceano precisa – ele precisa de ganhar visibilidade.

Tertúlias Sciaena & LPN sobre Pesca

Durante 2012, a Sciaena – Associação Ciência Marinhas e Cooperação e a LPN – Liga para a Protecção da Natureza vão organizar uma série de tertúlias mensais sobre pescas. O objetivo das tertúlias é discutir problemas concretos das pescas portuguesas, num ambiente
informal e descontraído, tendo como convidados pessoas do setor que conhecem bem as suas mais-valias e dificuldades. Por isso, as tertúlias são feitas sem PowerPoint, as intervenções dos convidados são muito curtas, e privilegia-se a discussão entre convidados e público.

Projeto Almada Natureza Revelada

Com a missão de descobrir e divulgar a Natureza que existe em plena cidade, no quintal, no parque, em cada canto! Ricardo Guerreiro, apaixonado pela fotografia há já vários anos, propôs à Sciaena descobrir a biodiversidade que existe no concelho de Almada. Foi assim que nasceu o projecto “Almada Natureza Revelada”, que conta com o apoio do Câmara Municipal de Almada.

Ver video relacionado com este projeto AQUI.

PongPesca - visite o blog

PONG-Pesca – Plataforma de ONGs Portuguesas sobre a Pesca

A ideia desta plataforma surgiu pela primeira vez durante o Workshop sobre a Reforma da Política Comum das Pescas(PCP), promovido pela Seas at Risk(SAR), que decorreu na Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, em Lisboa, no passado dia 21/04/2009. Os membros das Organizações Não Governamentais(ONGs) nacionais presentes no evento concordaram que seria crucial participar no amplo debate sobre a reforma da PCP que decorre presentemente e que seria mais interessante e possivelmente mais eficaz se fosse desempenhada de uma forma conjunta.

E assim, após uma série de reuniões, foi criada a Plataforma de ONGs Portuguesas sobre a Pesca (PONG-Pesca). A sua missão é promover a exploração sustentável dos recursos pesqueiros, em todas as suas vertentes, ecológica, social e económica, tendo em vista a preservação dos ecossistemas marinhos e o desenvolvimento das comunidades costeiras ligadas a esta actividade.

O seu objectivo prioritário é o de acompanhar e participar na reforma da Política Comum da Pesca, em curso até 2012. Não obstante, o âmbito da plataforma foi ampliado, pois tornou-se claro aos seus participantes que as ONGs não são consideradas como stakeholders de relevo na arena nacional das pescas. Como tal, a PONG-PESCA tem como objectivo adicional consolidar-se como um parceiro de referência na discussão e reflexão sobre a Pesca em Portugal.

Bioblitz

O Bioblitz, conceito criado nos Estados Unidos da América em 1996, consiste na inventariação dos organismos vivos numa zona verde urbana, com a finalidade de caracterizar a biodiversidade existente.

A sua principal inovação reside na metodologia e ferramentas que utiliza. Este evento é simultaneamente uma missão científica, um momento de consciencialização ambiental, uma actividade ao ar livre e um festival.

bottom of page